sábado, 29 de setembro de 2007

Jovens iniciam novo Ano Pastoral




No passado dia 22 de Setembro, e dando início ao novo plano de pastoral juvenil, cerca de 100 cristãos compareceram na igreja de Nossa Senhora das Neves, para mais uma oração ao estilo de Taizé. Desses cerca de 50 eram jovens provenientes da Paróquia local, Vila Nova de São Bento, Beja, Beringel e vários jovens ligados aos Jovens Sem Fronteiras, que ali estavam a comemorar o 4º aniversário do grupo de jovens das Neves.
Em ambiente de profundo recolhimento, e com uma decoração esmerada, a oração teve como tema central a Eucaristia como fonte de unidade dos cristãos. Ao longo do tempo de oração, muitos foram aqueles que por gestos, palavras, silêncios, foram manifestando o quão importante era este encontro com Deus, esta paragem para retemperar forças para o novo ano pastoral que se avizinha. A pastoral juvenil diocesana tem programadas para este ano pastoral mais quatro orações ao estilo de Taizé, em várias paróquias da nossa Diocese. Atempadamente iremos dando notícias.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Ciclo Peregrinação Cuba - Fátima 2007

Confere o video da Cicloperegrinação Cuba-Fátima apoiada pelo Departamento Diocesano de Pastoral Juvenil. Boas pedaladas!

Plano Diocesano de Pastoral Juvenil - Ano Pastoral 2007/2008

Como te prometemos, aqui está o nosso plano diocesano de Pastoral Juvenil para este ano pastoral. Esperamos que gostes e que possamos contar com a tua presença nas actividades que te são propostas.
SETEMBRO 2007
7-9—Cicloperegrinação Cuba—Fátima
22—Oração de Taizé—Nª Sª das Neves
29—Dia Diocesano– Beja

OUTUBRO 2007
26-27—Reunião dos Directores dos Secretariados Diocesanos de Pastoral Juvenil—Fátima
27—Fórum Ecuménico Jovem—Viana do Castelo

NOVEMBRO 2007
9-10—Conselho Nacional de Pastoral Juvenil—Fátima
9-10—Fórum Nacional de Jovens e Animadores—Fátima
17—Caminhada Arciprestal de Jovens da Zona Litoral (Odemira e Santiago) em Grândola
24—Oração de Taizé em Montes Velhos

DEZEMBRO 2007
15—Caminhada Arciprestal Jovens em Serpa (Arciprestado de Moura)

JANEIRO 2008
19—Caminhada Arciprestal de Jovens em Ara Caelis (Arciprestados de Beja e Cuba)
26—Caminhada Arciprestal de Jovens em Ourique (Arciprestado de Almodôvar)
26—Oração de Taizé em Ourique

FEVEREIRO 2008
16—Vitamina J—Dia Diocesano do Adolescente
29- Conselho Nacional de Pastoral Juvenil—Fátima

MARÇO 2008
1—Conselho Nacional de Pastoral Juvenil—Fátima
15—Bej@Jovem—Dia Diocesano da Juventude—Beja

ABRIL 2008
19—Oração de Taizé em Odemira

MAIO 2008
3-4—Fátima Jovem 2008
10—Vigília Diocesana de Pentecostes

JUNHO 2008
7—Oração de Taizé em Pias
13-14—Conselho Nacional de Pastoral Juvenil—Fátima
20-22—Festa das Tendas (Acampamento Formativo para adolescentes) em Alvito

JULHO 2008
10-20—Jornadas Mundiais da juventude em Sidney—Austrália
14-20—Campo de Férias Missionário para Jovens a partir dos 17 anos.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Oração de Taizé

No próximo dia 22 de Setembro, pelas 21 horas, na Igreja Parpquial de Nossa Senhora das Neves, irá decorrer uma Oração de taizé para a qual todos estão convidados. Aparece. Vem rezar connosco neste início de Ano Pastoral.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Pastoral Juvenil apoia Cicloperegrinação a Fátima


De 7 a 12 de Setembro, um grupo de cerca de 12 jovens e menos jovens da Paróquia de São Vicente - Cuba irão a Fátima numa Cicloperegrinação.

A peregrinação sairá no dia 7, sexta às 15 horas do Largo da Igreja Matriz de Cuba e irá realizar a 1ª etapa até Montemor o Novo; ficará instalada no centro pastoral. No 2º dia a etapa será de Montemor-o-Novo a Alcanena e no 3º dia Alcanena-Fátima.

A Pastoral Juvenil da Diocese de Beja associa-se a esta iniciativa através do apoio espiritual (irá um membro do Departamento diocesano - o seminarista Nuno Sousa) bem como a nível logístico através da viatura de apoio, que será a carrinha da Pastoral Juvenil diocesana.

Rezamos em toda a Diocese para que tudo corra bem e pedimos a Nossa Senhora de Fátima que a todos protega com a sua ajuda maternal.

sábado, 1 de setembro de 2007

Jovens portugueses em Loreto para encontro com o Papa


Loreto, em Itália, está em festa para receber Bento XVI amanhã, dando início ao encontro do Papa com os jovens italianos. Mas a compor a festa encontra-se também uma delegação portuguesa.
25 jovens de Beja, Viseu, Santarém, Vila Real, Algarve e Viana do Castelo - que também organiza esta viagem, estão em Itália desde o dia 27. A acompanhar os jovens está o Responsável do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Viseu, o Pe. José Júlio Almeida e também o Pe. Pablo Lima, Director Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo.
Na paróquia de Ascoli, os jovens italianos receberam os portugueses para as actividades que pontuaram a semana que antecede o encontro com o Papa. Com o português, o italiano e algum inglês à mistura, os jovens portugueses integraram-se depois na pastoral para realizar actividades diocesanas.
Com celebrações eucarísticas de manhã, à tarde participavam em alguns «laboratórios» com diferentes temas. O Pe. José Júlio Almeida participou nas conferências sobre diálogo inter religioso e inter cultural, espiritualidade e missiologia.
Uma das actividades em que os jovens portugueses deram o seu contributo foi na recolha de alimentos. Pelas ruas e casas de Ascoli, “andaram a pedir comida”, conta o sacerdote. Sem falar italiano “foi muito engraçado”. O objectivo era recolher alimentos para enviar para as missões, neste caso concreto, para Mato Grosso, no Brasil. Um dos laboratórios de missão tinha por tema a região brasileira. Os alimentos recolhidos vão agora ser enviados para o Brasil. “Para além da recolha dos alimentos, a experiência valeu pelo contacto com os italianos e pela alegria gerada”, explica o Pe. José Júlio Almeida.
Do contacto com os jovens italianos, o responsável do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Viseu sublinha “o acolhimento, a humildade e o espírito aberto à delegação portuguesa”.
Antes da partida para Itália “havia o receio de não saber bem para o que vínhamos e com quem íamos estar”, explica o sacerdote. A organização italiana convidou alguns países a estar presentes e Portugal aceitou, sabendo que poderiam participar até 25 jovens. Algumas dioceses não participaram o que resultou num número superior de jovens de Viana do Castelo.
Em Loreto não se vive o ambiente de preparação da Jornada Mundial da Juventude no próximo ano, em Sydney. O espírito que une os jovens em Loreto é mesmo “de umas mini Jornadas Mundiais da Juventude”. “Sabemos que estão cerca de 150 jovens da Polónia, da Geórgia, entre muito outros”, adianta o Pe. José Júlio Almeida.
Amanhã Bento XVI chega a Loreto. Para os portugueses apenas a viagem já é motivo de grande alegria, “a somar a isso, a possibilidade de estar com o Papa e rezar com ele é motivo de emoção e de grande entusiasmo”.
O Pe. José Júlio Almeida não refuta a ideia de, num futuro próximo, uma diocese portuguesa preparar um encontro desta natureza. “Possível será sempre e seria muito agradável”, finaliza.

In "Agência Ecclesia"