sábado, 1 de setembro de 2007

Jovens portugueses em Loreto para encontro com o Papa


Loreto, em Itália, está em festa para receber Bento XVI amanhã, dando início ao encontro do Papa com os jovens italianos. Mas a compor a festa encontra-se também uma delegação portuguesa.
25 jovens de Beja, Viseu, Santarém, Vila Real, Algarve e Viana do Castelo - que também organiza esta viagem, estão em Itália desde o dia 27. A acompanhar os jovens está o Responsável do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Viseu, o Pe. José Júlio Almeida e também o Pe. Pablo Lima, Director Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo.
Na paróquia de Ascoli, os jovens italianos receberam os portugueses para as actividades que pontuaram a semana que antecede o encontro com o Papa. Com o português, o italiano e algum inglês à mistura, os jovens portugueses integraram-se depois na pastoral para realizar actividades diocesanas.
Com celebrações eucarísticas de manhã, à tarde participavam em alguns «laboratórios» com diferentes temas. O Pe. José Júlio Almeida participou nas conferências sobre diálogo inter religioso e inter cultural, espiritualidade e missiologia.
Uma das actividades em que os jovens portugueses deram o seu contributo foi na recolha de alimentos. Pelas ruas e casas de Ascoli, “andaram a pedir comida”, conta o sacerdote. Sem falar italiano “foi muito engraçado”. O objectivo era recolher alimentos para enviar para as missões, neste caso concreto, para Mato Grosso, no Brasil. Um dos laboratórios de missão tinha por tema a região brasileira. Os alimentos recolhidos vão agora ser enviados para o Brasil. “Para além da recolha dos alimentos, a experiência valeu pelo contacto com os italianos e pela alegria gerada”, explica o Pe. José Júlio Almeida.
Do contacto com os jovens italianos, o responsável do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Viseu sublinha “o acolhimento, a humildade e o espírito aberto à delegação portuguesa”.
Antes da partida para Itália “havia o receio de não saber bem para o que vínhamos e com quem íamos estar”, explica o sacerdote. A organização italiana convidou alguns países a estar presentes e Portugal aceitou, sabendo que poderiam participar até 25 jovens. Algumas dioceses não participaram o que resultou num número superior de jovens de Viana do Castelo.
Em Loreto não se vive o ambiente de preparação da Jornada Mundial da Juventude no próximo ano, em Sydney. O espírito que une os jovens em Loreto é mesmo “de umas mini Jornadas Mundiais da Juventude”. “Sabemos que estão cerca de 150 jovens da Polónia, da Geórgia, entre muito outros”, adianta o Pe. José Júlio Almeida.
Amanhã Bento XVI chega a Loreto. Para os portugueses apenas a viagem já é motivo de grande alegria, “a somar a isso, a possibilidade de estar com o Papa e rezar com ele é motivo de emoção e de grande entusiasmo”.
O Pe. José Júlio Almeida não refuta a ideia de, num futuro próximo, uma diocese portuguesa preparar um encontro desta natureza. “Possível será sempre e seria muito agradável”, finaliza.

In "Agência Ecclesia"

Sem comentários: