quinta-feira, 12 de julho de 2007

Projecto GPS - Inscrições abertas


O Projecto GPS é uma plataforma de mudança na Pastoral Juvenil.

Assim, no dia 29 de Setembro em Lisboa irá decorrer uma acção de formação das 9 às 18 horas, para animadores de grupos de jovens ou futuros animadores.


QUERES PARTICIPAR?


Entra em contacto com o Departamento Diocesano de Pastoral Juvenil da Diocese de Beja e pede mais informações. O custo de inscrição é de apenas €5 (cinco euros).


GPS - porque encontrar a direcção certa é importante!


Projecto GPS: Itinerário para a Pastoral Juvenil

sábado, 7 de julho de 2007

Reunião da Equipa Diocesana

No próximo dia 11 pelas 18 horas, a Equipa Diocesana de Pastoral Juvenil e Vocacional, reunirá afim de preparar o novo ano pastoral de 2007/2008.
Este ano a temática proposta pelo Papa Bento XVI é: "Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas" (Act. 1, 8)
Pretendemos mais um ano cheio de surpresas e de profundo encontro com Cristo.
Conta connosco! Contamos contigo!

Fátima Jovem


Desde há uns anos a esta parte, o primeiro fim-de-semana de Maio, é sinónimo de festa, peregrinação, oração e reflexão para os jovens das dioceses de Portugal. Todos os anos milhares de jovens peregrinam até ao Santuário de Fátima, para em conjunto, mostrarem que também eles são Igreja viva, alegre e exigente. Este ano não foi execpção. Cerca de 3650 jovens da maior parte das dioceses de Portugal, e também de alguns movimentos laicais juvenis, estiveram em Fátima, junto da Mãe do Céu, que ali quis aparecer, seguindo o lema “Renuncia a ti mesmo, pega na tua cruz”. Desses, 68 eram da nossa Diocese de Beja, representativos dos grupos juvenis das Paróquias de Moura, Serpa, Beja, São Matias, Cuba, Castro Verde, Ourique, São Bartolomeu da Serra, Grândola e Santiago do Cacém. Podiam parecer poucos, mas sempre em conjunto mostraram que a Igreja no Baixo Alentejo está viva e quer crescer.
Foram dois dias cheios de oração e reflexão, vigília e animação de ruas, que culminaram no momento central de toda a fé cristã: a celebração de Cristo vivo que se entrega a nós na Eucaristia. Nesta Celebração, o presidente, D. Ilídio, Bispo de Viseu, responsável da Comissão Episcopal do Apostolado dos Leigos, salientou que o tema deste ano era exigente, porque se dirigia a jovens exigentes. De igual modo salientou o profundo aspecto vocacional, lançando um forte e apelativo convite aos jovens a renunciarem a tudo aquilo que na sociedade actual os convida ao facilitismo e a abraçarem vivamente a exigência do convite lançado por Cristo: “Vem e Segue-me”.
Terminada a Eucaristia, os jovens da nossa Diocese dirigiram-se à Capelinha das Aparições onde, de braços dados entoaram dois cânticos a Nossa Senhora, do repertório religioso alentejano: Nossa Senhora de Fátima e Ó Virgem Maria.
No final, a alegria continuava nos rostos de todos aqueles que alí viveram estes dois dias, no entanto, posso testemunhar que essa alegria já não era a simples alegria de quem está apenas em festa, mas sim, a alegria de quem na festa encontrou os maiores amigos para a vida: Jesus Cristo e sua Mãe, a Virgem de Fátima.

Festa do Espírito


A celebração do dia de Pentecostes é sempre um momento marcante na vida da Igreja. Os crentes recordam aquela manhã em que o medo deu lugar à coragem e a tristeza se transformou em esperança. O Espírito de Deus foi derramado, unindo na diversidade das linguas todos os homens numa unidade de fé. A partir desse momento, a catolicidade da Igreja expressa-se de forma visível. Hoje, como ontem, Deus continua a derramar sobre nós este mesmo Espírito.Para assinalar este dom de Deus à humanidade, realizaram-se na nossa Diocese duas celebrações, diferentes no estilo, mas idênticas nos seus objevtivos. Na Sexta-feira, 25 de Maio, apesar do tempo de chuva que se fazia sentir, cerca de 250 pessoas encheram algumas ruas da nossa cidade episcopal para, de velas nas mãos, viverem uma Via Lucis(Caminho de Luz). Partindo da Igreja da Sé, sob a presidência do nosso Bispo, foram reflectindo nesse caminho de luz que é a vida de Jesus Cristo Ressuscitado. Em todas as paragens, textos bíblicos, reflexões, encenações, ajudavam a essa reflexão num clima de profundo silêncio e oração. No dia 26 de Maio, sábado, foi a vez da Vigília de Pentecostes Diocesana, este ano na Paróquia de Vila de Frades. Também aí 250 pessoas, envoltas num clima de profunda contemplação, participaram numa oração ao estilo da Comunidade Ecuménica de Taizé, em que o próprio ambiente físico, decorado para o efeito, convidava a uma profunda contemplação. Também aí o nosso Bispo presidiu e apelou à unidade entre todos no mesmo e único Espírito.Em ambas as celebrações, de forte cariz ecuménico, estiveram presentes a Cruz e o Círio do Forúm Ecuménico Jovem que até ao fim do mês de Maio estiveram na nossa Diocese.