sábado, 7 de julho de 2007

Fátima Jovem


Desde há uns anos a esta parte, o primeiro fim-de-semana de Maio, é sinónimo de festa, peregrinação, oração e reflexão para os jovens das dioceses de Portugal. Todos os anos milhares de jovens peregrinam até ao Santuário de Fátima, para em conjunto, mostrarem que também eles são Igreja viva, alegre e exigente. Este ano não foi execpção. Cerca de 3650 jovens da maior parte das dioceses de Portugal, e também de alguns movimentos laicais juvenis, estiveram em Fátima, junto da Mãe do Céu, que ali quis aparecer, seguindo o lema “Renuncia a ti mesmo, pega na tua cruz”. Desses, 68 eram da nossa Diocese de Beja, representativos dos grupos juvenis das Paróquias de Moura, Serpa, Beja, São Matias, Cuba, Castro Verde, Ourique, São Bartolomeu da Serra, Grândola e Santiago do Cacém. Podiam parecer poucos, mas sempre em conjunto mostraram que a Igreja no Baixo Alentejo está viva e quer crescer.
Foram dois dias cheios de oração e reflexão, vigília e animação de ruas, que culminaram no momento central de toda a fé cristã: a celebração de Cristo vivo que se entrega a nós na Eucaristia. Nesta Celebração, o presidente, D. Ilídio, Bispo de Viseu, responsável da Comissão Episcopal do Apostolado dos Leigos, salientou que o tema deste ano era exigente, porque se dirigia a jovens exigentes. De igual modo salientou o profundo aspecto vocacional, lançando um forte e apelativo convite aos jovens a renunciarem a tudo aquilo que na sociedade actual os convida ao facilitismo e a abraçarem vivamente a exigência do convite lançado por Cristo: “Vem e Segue-me”.
Terminada a Eucaristia, os jovens da nossa Diocese dirigiram-se à Capelinha das Aparições onde, de braços dados entoaram dois cânticos a Nossa Senhora, do repertório religioso alentejano: Nossa Senhora de Fátima e Ó Virgem Maria.
No final, a alegria continuava nos rostos de todos aqueles que alí viveram estes dois dias, no entanto, posso testemunhar que essa alegria já não era a simples alegria de quem está apenas em festa, mas sim, a alegria de quem na festa encontrou os maiores amigos para a vida: Jesus Cristo e sua Mãe, a Virgem de Fátima.

Sem comentários: